“Machimbomba” é "Maria Fumaça", locomotiva a vapor em nordestês, um anglicismo derivado de “machine bomb”.
Estampa: Joana Lira

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Carnaval repaginado: 2009 - "Eu vi o mundo... ele começava no Recife"

A decoração do Carnaval de 2009 inspirou-se tanto nos personagens das obras de Cícero Dias como "Eu vi o mundo... ele começava no Recife", "O Casamento" e "A Gaiola" quanto nas figuras carnavalescas criadas pelo carnavalesco Enéas Freire (1921-2008), fundador do Bloco Galo da Madrugada. De 1978, quando foi fundado, para hoje, o bloco saltou de cem para mais de um milhão de foliões. Assim, ao lirismo das cenas e das figuras de Cícero, aliaram-se a energia e alegria dos elementos carnavalescos de Enéas.































































































Ilustrações: Joana Lira. Releitura do mural "Eu vi o mundo... e ele começava no Recife" de Cícero Dias e personagens inspirados pelo carnavalesco Enéas Freire.

Fotos: Josivan Rodrigues. Aeroporto. Terminal Marítimo. Bloco "Galo da Madrugada". Polo de Todos os Frevos, Ponte Duarte Coelho. Ponte Maurício de Nassau. Pólo Multicultural, portal na Praça do Marco Zero. Pólo Afro, portal no Pátio do Terço. Pólo de Todos os Ritmos, Pátio de São Pedro, painel de lona impressa. Pólo das Fantasias, Rua do Bom Jesus, personagens das obras de Cícero Dias. Av. Marquês de Olinda (vários). Fachada do Baile Municipal.


Nenhum comentário: