“Machimbomba” é "Maria Fumaça", locomotiva a vapor em nordestês, um anglicismo derivado de “machine bomb”.
Estampa: Joana Lira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Carnaval repaginado: 2001-2005 - Primeiros tempos






Até 2005, os Carnavais foram verdadeiros laboratórios de experimentação, de tentativas de acerto e erro na busca dos materiais, suportes e soluções espaciais mais adequados. Já as características do desenho de Joana foram um sucesso instantâneo, funcionaram de imediato.

Nesse período, o desenho tinha papel coadjuvante numa cena onde os efeitos de luz e as soluções espaciais tinham o papel principal. Ainda assim, as oito “carinhas” representativas dos diferentes pólos acabaram por se firmar como a marca do Carnaval Multicultural do Recife como desejava Peixe. A cada Carnaval, as “carinhas” eram acompanhadas de soluções gráficas e de desenhos que tinham como tema, elementos do próprio Carnaval e dos ritmos que o compunham e, ocasionalmente, elementos relacionados ao homenageado do ano, um músico propriamente dito ou profissional da cena musical carnavalesca.













Outro mérito de João Roberto Peixe foi a captação de patrocínio para o Carnaval e a inserção das marcas dos patrocinadores de forma padronizada na decoração oficial da festa que, em 2005, passou a incluir o aeroporto dos Guararapes. Até 2002, a festa era bancada exclusivamente pela Prefeitura e a propaganda de marcas as mais variadas era livre e sem controle, em nada contribuindo para os festejos, ao contrário, escondendo o patrimônio arquitetônico e poluíndo visualmente a cidade. Essa iniciativa resultou numa limpeza visual a partir de 2003, deixando a decoração ainda mais em destaque.

Embora o prazo para a criação e execução do Carnaval houvesse se dilatado um pouco, o ritmo continuou alucinado e a pressão, forte. Isso, mais o conflito que se instalou entre a Joana Lira profissional, obrigada a permanecer trabalhando nos bastidores, e a foliona, desejosa de brincar e aproveitar a festa, levaram-na ao esgotamento e ao afastamento do Carnaval 2004. Apenas, porém, para voltar com energia renovada no Carnaval 2005.

Ilustração: Joana Lira. Logomarca do Carnaval Multicultural do Recife, 2001.
Fotos: Joana Lira. Carnaval 2001: Pólo Mangue no bairro do Recife Antigo, Máscaras “Caboclo” - madeira recortada e pintada à mão com interferência de material reciclado. Carnaval 2002: Pólo Afro, Pátio do Terço, balão inflável pintado com pistola.
Nota: Este texto integrou, em parte, a matéria "Alalaô!" publicada na edição nr. 4 de Jan-Fev/10 da revista "LÍCIA".

Nenhum comentário: