“Machimbomba” é "Maria Fumaça", locomotiva a vapor em nordestês, um anglicismo derivado de “machine bomb”.
Estampa: Joana Lira

terça-feira, 11 de maio de 2010

Machimbomba




Foi em Outubro de 2009 que me dei conta da quantidade de casos e personagens nordestinos que povoam meu imaginário embora eu seja pernambucana apenas de origem.

Minha amiga Mônica Figueiredo estava à frente do projeto editorial da recém lançada revista “LÍCIA” que tem como foco identificar e divulgar pessoas, coisas e lugares bacanas do Nordeste e, entusiasmada pelo projeto, passei uma longa lista de sugestões de pauta para ela. Acabei escrevendo algumas matérias eu mesma, porém, para dar vazão às idéias que pipocavam em minha mente sem cessar, resolvi criar esse blog. E para começar, nada melhor do que minha matéria inaugural.

"Machimbomba” é "Maria Fumaça", locomotiva a vapor em nordestês, um anglicismo derivado de “machine bomb”, herança dos ingleses construtores de nossas ferrovias tanto no Norte quanto no Sul. Que ela puxe atrás de si então, muitos vagões carregados de estórias!

3 comentários:

cristina prado disse...

Vai puxando que eu vou atrás!
Parabéns pelo seu blog!
Estou seguindo e adorando!

Dulce Vasconcellos disse...

Obrigada, Cris, logo, logo, você vai poder ver imagens dessa decoração de Carnaval que, eu espero, você curta tanto quanto eu!

Roberto Mali disse...

Parabéns pela idéia!!
" O trem de ferro quando vem de Pernambuco, vem fazendo fuco, fuco, com vontade de chegar. A minha sogra quando vem de Machimbomba vem ...." Que peninha, são tantos anos que não lembro mais. Meu pai cantava essa embolada para mim quando eu tinha algo como 5 ou 6 anos! J[a se foram. portanto, sessenta!!!!Quem sabe se você conhece ou me ajuda aresgatar a letra, é ótima, garanto!