“Machimbomba” é "Maria Fumaça", locomotiva a vapor em nordestês, um anglicismo derivado de “machine bomb”.
Estampa: Joana Lira

sábado, 22 de maio de 2010

Carnaval repaginado: 2006-2010 - O desenho como protagonista

O Carnaval 2006 marcou a elevação do desenho ao papel principal na decoração da festa, pois, a partir daí, ao músico homenageado a cada ano, juntou-se um artista plástico da terra. Isto deu à decoração, uma temática visual em torno da qual se organizar. Como diz Joana, a idéia não é reproduzir o trabalho dos homenageados, mas “vestí-los” com os traços e cores que já se tornaram característicos da folia recifense.

Essa nova fase que representou um marco, uma virada - mais uma! - na decoração urbana do Carnaval do Recife, foi inaugurada tendo como homenageado, logo quem, Ariano Suassuna, fonte de inspiração primeira para a linguagem gráfica de Joana.

Os Carnavais seguintes tiveram como artistas plásticos homenageados, Lula Cardoso Ayres em 2007, Abelardo da Hora em 2008, Cícero Dias em 2009 e Vicente do Rêgo Monteiro em 2010. De cada um desses mestres, foram pinçadas as fases e as obras mais relacionadas ao Carnaval, propiciando uma explosão ímpar de criatividade e beleza e que deverá seguir surpreendendo e se superando a cada edição da festa, considerando-se o manancial artístico aparentemente inesgotável de Pernambuco...

Em 2007, a decoração do Carnaval passou a incluir o Baile Municipal e hoje, estende-se também ao Terminal Marítimo e à Central de Serviços.

Acima e abaixo, fotos do desfile do Bloco "Galo da Madrugada". Nas próximas postagens, fotos de trabalhos dos artistas homenageados e ilustrações e fotos dos Carnavais 2006-2010.




























Fotos: Bloco Galo da Madrugada que hoje arrasta atrás de si, mais de um milhão de foliões. Carnaval 2007, vista aérea (Thiago Lubambo). Carnaval 2009 (Josivan Rodrigues).
Nota: Este texto integrou, em parte, a matéria "Alalaô!" publicada na edição nr. 4 de Jan-Fev/10 da revista "LÍCIA".

Nenhum comentário: